QR Art
Projeto QR
Aplicações QR Code
INTRODUÇÃO
QRCode – Código de barras em 2D ou Quick Response Code – nasceu no Japão como uma evolução de código de barras tradicional, sendo estruturado em formato de matriz. Em um espaço pequeno pode-se armazenar uma grande quantidade de informação (até 7089 caracteres numéricos).
Seu uso se espalhou para muitas funções, tornando-se um verdadeiro padrão de comunicação entre dispositivos como câmeras , celulares , leitores específicos.
Permite levar informações adicionais digitais em etiqueta de papel, oferecendo possibilidades em marketing, sistemas hospitalares, logística e permitindo um apoio enorme à rastreabilidade dos produtos ou sempre que houver necessidade de que uma grande quantidade de informações acompanhe o produto ou pessoa.
O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente,
mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em
formato VGA, como as de celulares.
O QUE FAZ ?
O QRCode pode ser usado em processos de armazenagem, logística, aplicações hospitalares e farmácias, pois permite armazenar não apenas o código do produto, mas também outras informações essenciais como lote de fabricação, data de validade, etc. A informação está presente na embalagem em formato eletrônico e, portanto, oferece maior segurança. Em aplicações hospitalares, em particular, podem-se armazenar, em uma etiqueta colocada no paciente, dados como restrições de uso de remédios, tipos sanguíneos, dietas.
IDEAL PARA :
Empresas de qualquer tipo cujos setores exijam identificação e informações que possam acompanhar o produto e apoiar a rastreabilidade ou o conhecimento de
restrições específicas.
VANTAGENS :
Sistemas que funcionam com o apoio de QRCode permitem:
- Maior agilidade e exatidão no acompanhamento de custos e processos.
- Estabelecer marcadores de acompanhamento.
- Reduzir atividades operacionais.
- Melhorar os processos de rastreabilidade.
- Aumentar a quantidade de informação em uma simples etiqueta.
- Facilitar a leitura do código feita com um simples celular.
FONTE : ENAS - Ente Nazionale Assistenza Sociale